Publicado em: 08/04/2020
Você sabe como funciona um scanner automotivo? Se não, em algum momento da sua vida já deve ter passado por algum problema com seu veículo, no qual a luz da injeção acendeu sem você ter entendido o porquê.
A luz acessa no seu painel pode indicar que existe algo de errado com o sistema de injeção do seu veículo, um problema que pode levar até um dia para ser identificado por um profissional sem o auxílio de um scanner. Com a ajuda da tecnologia dos scanners automotivos, agora é possível descobrir qual o problema do sistema do seu carro em poucos minutos.
Scanner Automotivo
Trata-se de um equipamento que recebe e impulsiona o sistema de injeção eletrônica do veículo, com o objetivo de encontrar as falhas que estão ocorrendo pelo sistema.
Vários modelos de scanners automotivos existem, e normalmente possuem o plug OBD, ou OBD II.
O significado da sigla OBD é “on-boarding-diagnostics”, em tradução, "diagnóstico de bordo". É um plug utilizado para oferecer informações mais exatas relacionadas ao sistema do carro. Detalhes sobre o consumo de combustível, poluentes e desempenho também são informados por meio do OBD. A partir de uma regra criada nos Estados Unidos em 1996, todos os veículos feitos após o ano deveriam vir com esse plug. Algo que só se tornou regra no Brasil de 2010 em diante.
Como funciona?
O primeiro passo é entender como funciona a ECU. Está parte conta com sensores e atuadores, com resistência elétrica, responsáveis por enviar e receber tensão que está mapeada com um valor em sua memória.
Quando um dos valores da ECU está errado, o sistema compreende que alguma das partes não está operando da maneira certa, neste momento, a luz do painel de instrumentos acende. O scanner é responsável pela leitura e identificação das informações da ECU, no qual encontra o código do erro e informa qual o problema.
Existem scanners que vão além, informando o local do erro e o problema que está acontecendo com a peça. Além disso, com o scanner automotivo é possível realizar a leitura do funcionamento do motor, averiguar medidas como a temperatura da água, do ar, etc.
Por que fazer o diagnóstico com o scanner automotivo?
Existem vários benefícios em cuidar da saúde do seu veículo. As luzes acesas do painel são um sinal de que algo está errado e elas não devem ser ignoradas. Podem ser tanto um problema pequeno como algo grande que afeta todo o sistema do veículo.
Benefícios do diagnóstico rápido e possível dos problemas automotivos:
- Maior durabilidade do veículo – se os problemas são resolvidos rapidamente e com qualidade, não existe o risco de se espalharem pelo sistema do automóvel. Desse modo, é possível evitar que as peças se desgastem com tanta rapidez e sejam danificadas.
- Identificar o problema rapidamente evita que ele piore – a luz acesa da injeção eletrônica é um aviso que um problema está acontecendo e pode piorar. Se for identificado e solucionado rapidamente, menos problemas acontecem no sistema do seu veículo.
- Diagnóstico rápido, manutenção rápida! – com o scanner automotivo, o problema é facilmente encontrado e o trabalho é feito com mais agilidade, pois menos tempo é utilizado para a identificação do problema.
- Preço reduzido de manutenção – quando você encontra o problema, é possível trocar apenas as peças com defeito, e não as que estão em bom estado também. Isso diminui o custo da manutenção.
Gostou do artigo de hoje? A tecnologia está a favor da manutenção do seu veículo! A TSA Clínica Automotiva conta com profissionais e equipamentos especializados em manutenção para solucionar os problemas do seu veículo com rapidez, qualidade e exatidão.
